domingo, 27 de setembro de 2020

Salmo 69

Ao mestre do canto, sobre “Shoshanim”, um salmo de David. Salva-me, ó Eterno, pois as águas que me cercam tanto subiram que alcançaram até a minha alma. Fui tragado por um lamaçal profundo onde não consigo alcançar pé; um turbilhão me arrastou para as profundezas. De tanto clamar por socorro, se ressecou minha garganta, se embaçaram meus olhos e se fatigou meu corpo, enquanto aguardo pela ajuda de meu Deus. Mais numerosos que meus cabelos são os que sem motivo me odeiam, e, continuamente, multiplica-se o número dos que me querem destruir; a inimigos caluniadores terei que pagar o que alegam, sem que eu nunca os tivesse roubado. Ó Eterno, bem conheces minhas fraquezas e de Ti não estão ocultas minhas culpas. Entretanto, não permita que eu venha a ser a causa de humilhações para aqueles que têm fé em Ti, ó Eterno, Deus das Legiões. Que não sejam por mim envergonhados os que Te procuram, ó Deus de Israel! Por amor a Ti suportei ultrajes e meu rosto, de vergonha, se toldou. Perante meus irmãos pareci ser um estranho, um estrangeiro entre os filhos de minha mãe. Consumiu-me o fervor que dedico à Tua casa, e sobre mim recaíram os vitupérios dos que Te insultam. Com jejum e lágrimas afligi minha alma, e isto mais os afrontou. Com uma mortalha me cobri e perante eles pareci burlesco. Murmuram contra mim os que se reúnem nas portas da cidade, e tema de zombaria me tornei para as canções dos bêbados. Que seja uma hora favorável aquela em que a Ti dirijo minha prece, ó Eterno. Escuta-me com a imensidão de Tua misericórdia e responde-me segundo a bondade de Tua salvação. Resgata-me do lamaçal para que eu nele não pereça; salva-me de meus detratores e das profundezas das águas. Que eu não seja arrastado por seu turbilhão, nem tragado pelo abismo, e que tampouco se feche sobre mim a boca do poço onde caí. Responde-me, Eterno, pois incomensurável é Tua benevolência; volta-Te para mim com a grandeza de Tua magnanimidade e não ocultes de Teu servo Tua Face; responde-me de pronto, pois estou muito angustiado Faze com que de Ti se aproxime minha alma, redime-a e salva-me de meus inimigos, pois sabes da vergonha e do infortúnio que me fazem passar. Partiu-se meu coração ante tanta humilhação e me sinto gravemente enfermo. Procurei alguém que se compadecesse de mim e me confortasse, mas a ninguém encontrei. Ao contrário, põem veneno em meu alimento e vinagre oferecem para mitigar minha sede. Que, em retribuição, se transforme sua mesa em armadilha, sua paz em emboscada. Que se turve sua vista e que trema sem alívio seu corpo. Derrama sobre eles Tua indignação e que sejam acossados por Tua ira. Que sejam destruídos seus palácios e que fiquem desertas suas tendas. Pois a nação que Tu castigaste, se arrogaram o direito de perseguir e se gabaram como se fossem os autores do sofrimento que provocaste. Agrega iniqüidade à sua iniqüidade e que não mereçam usufruir de Tua justiça. Que tenham seus nomes apagados do Livro da Vida, e jamais sejam inscritos entre os justos. Quanto a mim, estou aflito e dolorido agora, mas Tua salvação há de me elevar acima de qualquer sofrimento. Em cânticos, então, louvarei o Nome do Eterno, e em meus agradecimentos O exaltarei. Serei mais prazeroso para o Eterno que a mais perfeita oferenda de todo o passado. Alegrar-se-ão os humildes e animar-se-ão os corações dos que buscam a Deus, porque perceberão que o Eterno ouve os necessitados e não despreza os alquebrados. LouváLo-ão os céus e a terra, os mares e todos os seus habitantes, porquanto o Eterno redimirá Tsión e reedificará as cidades de Judá. Nela habitará seu povo em tranquilidade e segurança, e a seus descendentes a entregarão por herança. Sim! A semente dos servos do Eterno a herdarão e nela habitarão os que amam o Seu santo Nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário